Entregar a Sua Vida a Jesus: Um Caminho de Perdão e Justiça

  • 16/09/2024

Versículo base:

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.

Romanos 8:1

Entregar a sua vida a Jesus é um dos momentos mais transformadores que alguém pode experimentar. Essa decisão muda completamente a maneira como você enxerga a vida, o mundo ao seu redor e até a si mesmo. Mas o que realmente acontece quando você dá esse passo de fé? Vamos explorar o que significa verdadeiramente entregar a sua vida a Jesus e como isso impacta todos os aspectos da sua existência.

Somos perdoados dos nossos pecados

A primeira coisa que acontece quando você entrega sua vida a Jesus é o perdão dos seus pecados. Mas o que é pecado? Pecado, de forma simples, é tudo o que fazemos que está em desobediência à vontade de Deus. Pode ser uma mentira, um pensamento ruim, ou até a falta de amor ao próximo. Desde o início, o ser humano optou por andar longe de Deus, vivendo à sua própria maneira, e isso nos afastou do Criador.

Porém, quando entregamos nossa vida a Jesus, todos os nossos pecados são perdoados. Efésios 1:7 nos diz:

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus.

Efésios 1:7

Isso quer dizer que, por mais que você ache que já errou muito ou que seus pecados são graves demais, o sacrifício de Jesus é suficiente para limpar tudo isso.

Imagine que você está carregando uma mochila cheia de pedras, cada pedra representando um erro, uma falha. Quando você entrega sua vida a Jesus, Ele tira essa mochila pesada e te dá uma nova chance, uma vida leve, sem culpa.

Justificação: Somos declarados justos diante de Deus

Uma das grandes bênçãos de entregar sua vida a Jesus é que você é justificado diante de Deus. A Bíblia nos diz em Romanos 3:23 que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus“. Ou seja, por conta dos nossos erros, estávamos longe de Deus. No entanto, por meio de Jesus, somos considerados justos. É como se fôssemos declarados inocentes num tribunal celestial.

A justificação não acontece porque fizemos algo para merecer, mas sim porque Jesus já pagou o preço na cruz. Ele levou sobre si as nossas culpas e, por causa disso, podemos nos aproximar de Deus sem medo, sem culpa, sabendo que somos amados.

Pense em alguém que está devendo uma grande quantia de dinheiro e, de repente, uma pessoa rica decide pagar toda a dívida. Essa pessoa agora está livre da obrigação de pagar e pode viver em paz. Assim é a justificação: Jesus pagou nossa dívida com Deus.

Novas Realidades em Cristo: Liberdade, Paz e Identidade

Entregar a vida a Jesus traz realidades totalmente novas. Ao ser perdoado e justificado, você passa a experimentar uma nova liberdade. Em Romanos 8:1, a Bíblia diz que “já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus“. Isso quer dizer que você não está mais preso ao pecado, à culpa ou ao medo da morte. Agora, você é livre para viver de acordo com os planos de Deus, e essa liberdade te dá uma paz incrível.

Além da liberdade, também recebemos uma nova identidade. A Bíblia diz que, ao aceitar Jesus, nos tornamos filhos de Deus. Pense nisso! Deus, o Criador de todas as coisas, te adota como filho ou filha. E, como filhos, somos herdeiros de todas as promessas e bênçãos de Deus. Isso inclui a esperança da vida eterna, a certeza de que, mesmo depois desta vida, estaremos com Deus para sempre.

Como entregar sua vida a Jesus?

Agora que você entendeu os benefícios de entregar sua vida a Jesus, talvez esteja se perguntando: “Como eu faço isso?”. O processo é simples, mas profundo. Aqui estão três passos essenciais:

  1. Arrependa-se dos seus pecados: O primeiro passo é reconhecer que você precisa de Jesus. Ninguém é perfeito, e todos nós precisamos de perdão. O arrependimento é admitir isso diante de Deus.
  2. Creia em Jesus Cristo: O segundo passo é acreditar que Jesus morreu na cruz para pagar pelos seus pecados e que Ele ressuscitou, vencendo a morte. É confiar que, por meio dEle, você pode ter uma vida nova.
  3. Receba o presente da salvação: Finalmente, abra seu coração e convide Jesus para entrar na sua vida. É um presente, você só precisa aceitar.

O impacto de entregar a vida a Jesus no dia a dia

Entregar sua vida a Jesus não é apenas uma decisão emocional; é algo que muda sua rotina, suas escolhas e até a maneira como você lida com os problemas. Você vai perceber que, diante de dificuldades, existe uma paz que te sustenta. Quando enfrentar momentos de incerteza, haverá esperança. E quando errar (porque todos nós erramos), você saberá que pode se arrepender e ser perdoado, sem medo de condenação.

Uma história prática para ilustrar isso: pense em uma pessoa que costumava viver com muito medo de tudo — de falhar, de ser rejeitada, de não ser boa o suficiente. Após entregar sua vida a Jesus, ela começa a perceber que esses medos não têm mais poder sobre ela, pois sua identidade está em Cristo. A vida ganha um novo significado, cheio de propósito e segurança.

Conclusão: Um convite para uma nova vida

Entregar a sua vida a Jesus é a melhor decisão que você pode tomar. Não apenas pelos benefícios imediatos, como o perdão e a justificação, mas por tudo o que vem junto: liberdade, paz, identidade, esperança. Se você ainda não tomou essa decisão, convido você a refletir e dar esse passo hoje. Deus está pronto para te receber de braços abertos.

Que o Senhor nos abençoe!

Sugestão de música: “Entrega” – Aline Barros

Essa canção fala profundamente sobre confiar e entregar a vida completamente nas mãos de Jesus, refletindo exatamente o tema dessa mensagem.

Com informações da Publicação: "Entregar a Sua Vida a Jesus: Um Caminho de Perdão e Justiça" disponível em NT Gospel.

FONTE: https://ntgospel.com/mensagem-de-reflexao/entregar-a-sua-vida-a-jesus-um-caminho-de-perdao-e-justica


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Deixa

Maria Marçal

top2
2. De Dentro Pra Fora

Julia Vitoria

top3
3. 500 graus Pisadinha worship

cover gospel - Piseiro

top4
4. Medley Corinhos de Fogo

Banda Som e Louvor

top5
5. A Dracma e o Seu Dono

Dmares

Anunciantes